• Av Brasil, 2283 - Jardim América - São Paulo
  • (11) 5053-2222

Políticas Editoriais/Expediente

Corpo Editorial

O corpo editorial pode ser visto aqui.

Periodicidade

A revista Cultura & Saúde é uma publicação semestral, produzindo 2 edições por ano, agrupadas em volumes.

Idioma

Serão aceitos artigos em Portugues e Inglês.

Editora/Autor corporativo

Vasculab - Av Brasil, 2283, São Paulo, SP. CEP 01431001

Foco e Escopo

A revista Cultura & Saúde é uma publicação semestral de trabalhos originais e de divulgação, inéditos, relacionados com a saúde ou que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre cultura e saúde. 
A atividade do setor engloba componentes de vários outros setores e subsetores, como os da educação, cultura e pesquisa, nos seus aspectos relacionados à informação científica, tecnológica e cultural.
Por originais e inéditos, entende-se que os trabalhos NÃO estão sendo avaliados para publicação em nenhum outro suporte.
 

Políticas de Seção

Artigos

Seção principal da revista, para artigos originais e inéditos, preferencialmente adotando o modelo de documento disponível aqui.
A autoria pricipal dos trabalhos deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, graduação de doutorado ou com função acadêmica.
 

Canal Aberto

Seção específica para comunicações originais e inéditas sobre experiências de pesquisa úteis à comunidade científica e tecnológica.
 

Editorial

Seção específica para trabalhos originais e inéditos de opinião, acerca de temas relacionados com a saúde, ciência, cultura e inovação.
 
 

Revisão de Literatura

Seção específica para trabalhos de revisão de literatura, originais e inéditos.
A autoria pricipal dos trabalhos deverão deverá ser de pesquisadores com, no mínimo, graduação de Doutor.
 
 

Humor/Crônicas

Seção específica para relatos curiosos e crônicas, originais e inéditos.

 

Processo Editorial

  1. Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, para garantir o processo de avaliação pelos pares às cegas.
  2. Os originais serão encaminhados aos avaliadores, todos com o grau mínimo de Doutor ou reconhecido notório saber, no menor tempo possível. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados. No sumário, a sequência de artigos obedecerá a ordem alfabética de sobrenomes de autores, caso não tenha sido definida uma ordem pelo Editor responsável pelo número.
  3. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados em periódicos estrangeiros. Nesse caso, serão sujeitos à mesma avaliação de trabalhos inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista em que seu texto tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia do artigo.
  4. Autor: Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento. Não confundir com colaboradores.
    1. Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores e declaração de cada um autorizando a publicação;
    2. Graduação mínima do autor principal: Doutorado ou função acadêmica.
  5. Os originais serão publicados no idioma original de submissão, com preferência para trabalhos em português ou inglês. Submissões em outros idiomas podem não ser processadas.
  6. A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.
  7. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Cultura & Saúde, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção do comitê editorial. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
  8. As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  9. A revista classificará as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:
    1. Artigos: a seção engloba textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.
    2. Canal Aberto: compreende comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.
    3. Revisão de literatura: compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.
    4. Editorial: a seção engloba textos que contenham matérias inéditas, de caráter opinativo.
    5. Humor/Crônicas: relatos curiosos ou crônicas.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
 

Custos

Esta revista não cobra pela publicação ou envio.